TRATAMENTO DA PSORÍASE NO COURO CABELUDO

O que é psoríase?

Psoríase é uma doença sistêmica crônica inflamatória que acomete qualquer área do corpo, podendo acometer pele, cabelos e unhas.

O couro cabeludo é o primeiro local do corpo acometido frequentemente. Quase 80% dos pacientes apresentando psoríase tem acometimento do couro cabeludo.

Áreas localizadas de escamas espessas branco-prateadas e vermelhidão podem ocorrer no couro cabeludo, na maioria das vezes, com coceira. A pele dos cotovelos e joelhos é frequentemente acometida.

DRA. DULCILEA FERRAZ RODRIGUES

Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Qual é a causa da psoríase?

A causa da psoríase ainda é desconhecida. Existe uma predisposição genética.

O que a psoríase provoca?

Surgem lesões avermelhadas na pele, apresentando escamas branco-prateadas na sua superfície. O limite dessas lesões é bem demarcado. Pode ocorrer coceira, dor e algumas feridinhas nos locais dessas lesões. 

Muitas vezes essa patologia causa constrangimento nos pacientes que apresentam psoríase do couro cabeludo levando-os ao hábito de escolher roupas de cor clara para não demonstrar muito as escamas nas roupas. A coceira na cabeça também é desagradável.

Quais são as áreas do corpo acometidas em uma pessoa com psoríase? 

A pele é o órgão do corpo mais acometido pela psoríase.

O couro cabeludo é uma das áreas da pele mais afetadas no corpo. Outras áreas muito afetadas são joelhos, cotovelos, costas e umbigo. Acomete, menos frequentemente, as palmas das mãos, as plantas dos pés, face, regiões de dobras do corpo como virilhas e axilas e as unhas.

Outros órgãos do corpo podem ser afetados também?

A psoríase pode acometer as articulações e, nos casos mais graves, apresentar manifestações em outros órgãos. As articulações das mãos e dos pés são frequentemente acometidas.

É difícil fazer o diagnóstico de psoríase do couro cabeludo?

O diagnóstico de psoríase do couro cabeludo é mais desafiador quando as lesões de psoríase estão presentes apenas no couro cabeludo. Quando existem lesões de psoríase nos cotovelos e joelhos o diagnóstico desta patologia torna-se mais evidente. 

Muitas vezes o diagnóstico de psoríase pode ser adiado devido à sua semelhança com a dermatite seborréica do couro cabeludo.

Como é o tratamento?

O tratamento da psoríase do couro cabeludo pode ser realizado com medicamentos tópicos e sistêmicos.

Os medicamentos tópicos mais usados são os corticóides e análogos da vitamina D, sendo suas dosagens e duração do tratamento especificados pelo médico.

Medicamentos sistêmicos (corticóides, metotrexato, etc) também podem ser utilizados quando a psoríase do couro cabeludo não melhora com a medicação tópica ou quando o paciente não consegue fazer a aplicação desses medicamentos de forma satisfatória.

Se o seu couro cabeludo está avermelhado e descamando, marque uma consulta com um dermatologista.

DRA. DULCILEA FERRAZ RODRIGUES

Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)