A descoloração dos fios de cabelos é usada para despigmentar os cabelos ou criar “reflexos” (também chamados de luzes ou mechas).
Componentes dos descolorantes
Os produtos descolorantes tem dois componentes principais: um agente oxidante e uma base alcalina. O agente oxidante mais usado é a popular água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e as bases alcalinas mais usadas são os sais de persulfato.
A água oxigenada atua oxidando e, consequentemente, degradando a MELANINA, que é o pigmento natural existente dentro do fio de cabelo.
Como é esse processo?
Para ocorrer essa degradação da melanina e o cabelo ficar descolorido é necessário que as escamas da cutícula sejam “abertas”. Para isso são usados os sais de persulfato: persulfato de amônia, de sódio e de potássio. Com as escamas do cabelo “abertas”, a água oxigenada consegue atuar no córtex (interior) do fio.
Problemas com a descoloração?
A descoloração não destrói somente os pigmentos capilares (melanina), mas também modifica a queratina (proteína) do cabelo.
A consequência é uma diminuição da massa protéica capilar que leva a:
• Maior fragilidade do fio de cabelo;
• Cabelos mais finos;
• Menos resistentes;
• Menos maleáveis;
• Sem brilho.
Boa notícia!
A novidade é que as empresas de cosméticos capilares estão tentando enriquecer as formulações dos descolorantes de cabelos com substâncias que possam aumentar a massa protéica capilar e melhorar a maciez e maleabilidade dos cabelos descoloridos.
Dulcilea Ferraz também escreve para o Portal Convite à Saúde. Leia seus artigos e acompanhe-os em suas redes sociais (Facebook e Instagram).