Lúpus Eritematoso Discoide

O Lupus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória, autoimune que afeta vários órgãos do corpo, sendo o acometimento da pele a segunda manifestação clínica mais comum após a inflamação das articulações. As lesões de lúpus sistêmico na pele representam o primeiro sinal dessa doença em 23% a 28% dos pacientes.

O acometimento do couro cabeludo e cabelos nessa doença é comum, com uma variedade grande de manifestações clínicas, sendo uma delas o Lupus eritematoso discoide.

O Lupus eritematoso discoide é classificado como um subtipo de Lupus eritematoso cutâneo crônico. Acomete geralmente adultos, principalmente mulheres. Acomete a pele principalmente da face, orelhas e couro cabeludo. Afeta frequentemente o couro cabeludo (mais de 60% dos pacientes com lúpus eritematoso discoide) e o paciente percebe áreas de falhas de cabelos, um pouco avermelhadas e descamativas. As lesões podem coçar ou não. É muito importante a realização do diagnóstico e tratamento precoces e o acompanhamento do paciente.

MARQUE SUA CONSULTA